Hoje no trabalho fui surpreendido com uma conversa inusitada. Nas proximidades do meu trabalho um homem cometeu suicídio e um colega de serviço viu o corpo, e nos relatou a cena, e entramos no assunto morte. “Eu tenho medo de morrer e um cara vai e tira sua própria vida!”, disse meu colega, “ Por que ter medo amigo? Vamos pro céu!, retruquei. Mas a resposta dele foi que não existe nada depois da morte, morreu e acabou! Estamos na véspera da Sexta Feira da Paixão, data na qual os cristãos usam para lembrar da morte e no domingo de Páscoa a ressurreição de Cristo, então questionei meu nobre colega dizendo: “Então por que amanhã é feriado e você não vai vir trabalhar?, não é o dia que nos lembra da morte de Jesus pelo perdão dos nossos pecados?” Mas ele insistia em dizer que isso era bobagem, morreu e acabou.
Esse curto diálogo me fez pensar em quantas pessoas pensam assim, que na morte tudo acaba. Pra mim é uma frustração ter esse pensamento, e só pensando assim não se vê sentido na vida. O cristão vê totalmente ao contrário, após a morte a nossa verdadeira vida começa!
“Diz o tolo no seu coração, “Deus não existe!”” (Salmos 53:1)
Dizer que na morte tudo acaba é o mesmo que afirmar que Deus não existe e sua palavra é mentirosa. É tolice pensar assim.
Do ponto de vista filosófico não há sentido se a vida não foi criada e se no fim dela não há mais nada. Costumam acusar os cristãos de apresentarem propostas sem sentido sobre várias questões da vida, mas é no ateísmo que vemos isso de fato. A vida há um início em Deus e obviamente que o nosso corpo carnal e pecador experimentará a morte, mas não é o fim, tanto o salvo quanto o perdido terão destinos eternos.
“Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias.
Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas;
este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Até os cães vinham lamber suas feridas.
Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado.
No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado.” (Lucas 16:19-23)
A passagem do rico e Lázaro nos deixa claro que após a morte temos dois destinos; o paraíso ou o inferno. Se vamos pro inferno é resultado duma vida pecaminosa e afastada de Deus, e se vamos para o paraíso é pela graça de Deus nos chamando pelo Espírito Santo através do sacrifício de Jesus na cruz!
O assunto morte nos traz sempre grandes temores, mesmo para os cristãos, pois a morte é um dos efeitos do pecado na vida do ser humano, mas devemos nos confortar e descansar no Senhor Jesus, porque Ele venceu a morte e através da vitória Dele nós também vencemos.
O fim é só o começo!