Creio que seja o desejo de todos os cristãos estar em comunhão com Deus. A oração é uma forma maravilhosa de estar em comunhão com o Criador. Falar diretamente com o Criador não te fascina? Pois para mim é extraordinário esse privilégio que nos é dado por Cristo Jesus.
O cristão deve tirar um tempo diário para orar, seu dia pode até ser uma constante oração, mas é primordial ter um momento exclusivo para orar. Mas como falar com Deus? Baseada nessa pergunta muitas religiões criaram orações padronizadas, para cada situação uma oração já definida, as populares rezas. Não é lendo um folheto que você vai falar com Deus, mas com reverência e abrindo o coração, chegando sempre a Deus Pai pelo nome de Jesus o Cristo.
O próprio Senhor Jesus foi questionado sobre a maneira certa de orar, em Mateus 6 no versículo 5 ao 14 ele responde essa questão , os principais pontos ditos por Cristo são:
• Não ore em público para receber elogios dos homens;
• A oração primordial a Deus é aquela feita em segredo no seu quarto ou num lugar privado;
• Não use repetições como rezas decoradas ou lidas;
Claro que a oração coletiva ou em um culto público é válido, mas vemos aqui que Cristo prioriza a oração individual para estimular a comunhão entre Deus e o seu povo.
No versículo 9 ainda em Mateus 6 Jesus nos dá um modelo de oração, conhecida por nós como a oração do Pai Nosso, vamos analisar essa oração e tirar algumas lições:
“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome;”
Devemos declarar Deus como nosso pai, pois somos filhos na adoção através do sangue de Jesus. Devemos sempre declarar a santidade do nome de Deus.
“venha o Teu reino; faça-se a Tua vontade; assim na terra como no céu”
O cristão deve sempre ter em mente a soberania de Deus e crer que certamente a vontade de Deus sempre é pefeita e agradável e tudo que acontece tanto em nossas vidas, quanto na terra e nos céus está sobre o controle do Senhor.
“o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;”
Todo sustento quer seja material ou espiritual vem do nosso Deus. Nossa oração deve declarar isso sempre em gratidão.
“e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores;”
Esse trecho da oração modelo é lindo e nos dá uma lição preciosa, pois declaramos que o perdão dos nossos pecados vem de Deus através da graça em Cristo Jesus e sempre em oração precisamos suplicar por este perdão e que assim como almejamos o perdão de Deus devemos perdoar aqueles que tem nos afligido ou ofendido. Uma bela lição de amor ao próximo, pois se queremos o perdão , temos que também perdoar, caso o contrário seria hipocrisia da nossa parte.
“e não nos deixe cair em tentação; mas livra-nos do mal;”
Todos sofremos tentações, mas devemos orar sempre a Deus que nos livre de cair nelas, pois isso nos afastaria da presença do Senhor, e para um cristão isso traz uma tristeza muito grande. Orar também para nos livrar do mal mostra que o socorro do servo de Deus está no próprio Deus e não há outro que o possa salvar.
“pois Teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.”
Assim como no início exaltamos a Deus , também no final da oração modelo nos levar a adorar a Deus, declarando o reino, o poder e a glória que só é dada a Ele para todo o sempre.
A oração modelo por inteira pressupõe total depedência a Deus. Ela é um exemplo perfeito de como orar.
Por isso meus amigos assim como é necessário termos uma leitura diária da palavra de Deus, também é necessário termos nossos momentos de orações todos os dias.
“Orai sem cessar.”1 Tessalonicenses 5.17